10 março 2013

6

Melancolia pós-parto... Ai tristezinha!

9 meses de expectativa - pra umas menos tempo, como eu, mas enfim, a gente espera longos meses pra chegada do nosso pequeno bebê, e com todo o amor que sentimos durante a gestação imaginamos e fantasiamos que quando ele vier trará a maior felicidade do mundo. E trás! Mas calma, não precisa ser tão rápido como a gente quer...

Pois é, nosso pequeninho bebê nasce e de repente, CABUM! A ficha caiu, sou mãe! É inexplicável o sentimento que dá, aliás, um misto de sentimentos. Além da alegria e do amor que sonhamos, a gente também fica triste. E por que? Bem, durante o parto a mulher e o bebê sofrem uma separação muito grande; não digo somente a separação corporal, emocional também. Você gerou, carregou e alimentou aquele ser durante muito tempo, e apesar de se preparar o tempo todo pra essa separação, você não imagina o quanto ela é dolorosa. É difícil pro nosso psicológico entender que agora os dois não são uma coisa só e que qualquer um que chegar pode pegar seu bebê no colo, e levar pra longe de você. Grande parte dessa tristeza também acontece pela alteração hormonal do seu corpo, afinal, está tudo voltando ao seu devido lugar. Pois bem, chegamos em casa e bate o desespero: E agora? Será que vou conseguir dar conta? Será que serei boa mãe? O que eu faço? Essa série de dúvidas segue de muito cansaço. E nessas horas o mais importante é ter ajuda; eu sei que a gente sempre tem vontade de fazer tudo sozinha pra provar pra nós mesmas que conseguimos, mas não é bem assim. A gente precisa de ajuda sim! O pior de tudo é que as coisas ao nosso redor colaboram pra isso... Nos primeiros dias também passamos pelos 'probleminhas da amamentação', e nos questionamos se o nosso leite é suficiente, se é fraco ou não... Mas a boa notícia é que isso passa! A tal tristezinha aparece depois de uns 3 dias após o parto e costuma desaparecer depois de 3 semanas, se persistir o ideal é consultar um especialista. Eu tive essa melancolia, e o que mais queria era chorar ao lado da minha mãe... Chorava por tudo e também ficava irritada com qualquer coisa, principalmente com o Thiago (como contei no post sobre o relacionamento do casal pós Alice). E o melhor de tudo (ironia) é que independente de você estar consciente ou não sobre a tal da melancolia, você vai ignorar, esquecer e simplesmente querer se debulhar em lágrimas.

Outras informações:

Não se preocupe se você não amar o seu filho de cara, isso é normal e não deve ser confundida com depressão pós-parto. Não precisa forçar. Ás vezes o impacto do nascimento é enorme, e uma nova pessoinha tão importante em nossas vidas pode causar certa 'estranheza' da nossa parte.

Se você está passando por isso, não se preocupe, a tristeza passa. Porém se você sentir que está passando de uma simples insegurança e mal estar, se isso te afeta a ponto de não conseguir cuidar de você e do bebê, procure imediatamente uma ajuda médica, seja do seu obstetra ou do próprio pediatra, pois eles saberão te orientar melhor. Não tenha vergonha ou medo de pedir ajuda a alguém, tanto na ajuda com o bebê, quanto a si mesma.

Espero que vocês tenham gostado desse post informativo! Era pra ter saído ontem, porém o computador fez questão de não salvar e eu tive que reescrever tudo =/ Beijos para todas!

6 comentários:

  1. Ah céus
    Eu morro de medo de ter essa tal melancolia D:
    Eu já estou me preparando pra esse momento até porque cada dia que passa estou mais perto de ter meu anjinho nos braços.

    PS: Faz tempo que eu não comento nada aqui, mas TODOS os dias eu faço uma visita pra ver se tem atualizaços :)
    PS²: A sua princesinha está cada vez mais linda *o* uma mocinha...
    Parabéns a ela e a você que me inspira muito por se mostrar uma mãe tão amorosa e madura.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Yuu, te digo sinceramente que nem adianta se preparar porque na hora "H" é totalmente diferente do que planejamos. A maternidade é simplesmente ESPERAR O INESPERADO! haha muito obrigada pelos elogios flor, fico muito feliz com o carinho de vocês, beijão s2

      Excluir
  2. Anna, você não tem noção de como me fez bem ler isso..
    me vi em TODAS as linhas do seu post, meu bebezinho hoje ta com uma semana de vida e sinto tudo isso que você falou.
    Bom demais saber que não foi só eu e que é uma coisa "normal"
    =)
    Beijão minha linda, em vc e na Alice! ♥
    Obrigadaaaa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso já já passa Thaci, boa sorte pra você s2 beijãaooo seus lindos

      Excluir
  3. Amiga, eu fiquei triste na segunda semana depois que minha rainha nasceu... eu choravaaa, muito.. até hoje não sei explicar rsrsrs ...
    acho que foi pq fiquei longe do meu esposo ( fui passar o resguardo no interior )hoje é só alegriaaaaa....
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito ruim passar por essa fase... ainda mais sem nosso amor por perto né? HAHA que bom, a Alice com certeza é uma alegria!

      Excluir