29 maio 2013

7

O que toda grávida quer saber! - Parto

Vamos a mais um post 'gravídico'? KKKKK pois é leitoras, eu sou totalmente ligada neste universo maravilhoso da maternidade e adoro compartilhar certas dicas para as minhas amigas barrigudas, e isto vem da minha enorme sede de informação quando eu estava grávida. Eu pesquisava, lia trilhões de matérias, mas sabe que depois esqueci tudo? São muitas informações, portanto gosto de fazer meus posts simples e CLAROS! Vamos ao assunto que interessa?

1 - Como vou saber que estou em trabalho de parto?
R: Acho que isso daí não dá pra errar! Apesar de muitas mulheres irem para o hospital com 5 cm de dilatação sem sequer sentir uma dor, mas quando a hora chega, seu corpo dá um jeito de avisar! Sua bolsa pode estourar, o tampão sair, sangue na calcinha, contrações regulares, vontade de fazer força, pressão intensa na vagina... Seja lá o que for! Mas pera que isso não é motivo pra você correr pra maternidade no primeiro sinal. Quando você notar que algo está diferente, a não ser que a sua maternidade seja a km de distância não precisa aloprar o parente ao lado ok? A minha experiência foi a seguinte: Eu tinha muitas contrações de treinamento, e desde o início do dia em que fui internada notei que elas estavam bem intensas, mas não me preocupei. Quando chegou a noite essas dores ficaram intensas e eu sentia bastante dor no final das costas. Quando dei por mim já estava choramingando de dor (nada que matasse, mas incomodava muito)... Levantei e comecei a caminhar (sem nenhum sentido), e a cada contração que vinha eu me curvava e sentia uma pressão vaginal. Pra falar a verdade eu nem sabia que aquilo era um trabalho de parto, mas aloprei os familiares pra me levarem pra maternidade (mentira, não aloprei, mas esse caso conto numa próxima). Chegando na maternidade eu ainda tinha 1 cm de dilatação, mas realmente estava em trabalho de parto prematuro. Vejamos, até meu bebê prematuro teve trabalho de parto e me deu sinal de que ia nascer, portanto não se preocupe, você vai saber quando chegar a sua hora!

2 - Como é o toque?
R: Quando você chega na maternidade, eles provavelmente farão o toque para analisar sua dilatação, colo do útero e trabalho de parto. Algumas gestantes já fazem o processo de toque nas últimas consultas pré-natal, outras não, mas é completamente normal. Vejo muita gente reclamando e dizendo que dói demais. Caras amigas, sinto-lhes informar que isso vai depender do profissional que fazer. Minha obstetra foi um amor, realmente muito delicada e não senti NADA. Pois bem, o toque é nada mais nada menos do que alguém enfiando o dedo na sua cavidade vaginal, eles costumam colocar 2 dedos ou mais, seguem a sua curva vaginal até chegar a "porta do seu útero" (mais conhecido como colo do útero). Neste momento fique atenta a seguinte informação: além da medida de sua dilatação, o profissional pode informar sobre a situação do seu colo do útero: se ele disser que está fino, ou apagado, quer dizer que está prestes a romper. Se não quer dizer que você ainda não está pronta para o parto, que consiste em te mandar de volta pra casa. No meu caso, apesar de apenas 1 cm de dilatação que tive ao chegar na maternidade, meu colo do útero estava 70% apagado (uma boa medida).

3 - Como são as contrações?
R: Bem, não é uma coisa fácil de se explicar, mas vamos lá! Se você já tem muitas contrações de treinamento já sabe mais ou menos a sensação; sua barriga endurece e dá uma pouco de nervoso! As contrações de trabalho de parto serão mais fortes que isso... Eu não entendo quando as pessoas falam que contração é a dor da cólica multiplicada por 100. O que eu senti não se parecia em nada! Das duas uma: ou minha cólica é diferente das outras pessoas ou minha contração não era de verdade haha... A minha experiência foi sentir a tal 'endurecida' na barriga, só que bem mais forte, por bem mais que segundos, uma leve vontade de fazer força e não chegava a doer de fato. Eu só me curvava porque parecia que endurecia tudo, e as costas doíam bastante com essa sensação de contrair. Eu me curvava, me abaixava tipo agachando sabe? É uma sensação ruim. Mas como meu parto foi trancado, então não senti por muito tempo. Sem falar que as contrações são bem cansativas. Um trabalho de parto verdadeiro deve ser mil vezes mais cansativos! Imagine seus músculos se contraindo o tempo todo. Dependendo de quantas horas o trabalho de parto durar, é como se você tivesse ficado de 12 a 24 horas malhando direto um só lugar! Oh glória! kkkk

4 - Como é a anestesia? (para caso de cesáreas)
R: Infelizmente só poderei relatar como foi a anestesia da cesárea, não sei como funciona no parto normal, aquela anestesia local na vagina e tudo mais... Mas enfim, pra ser bem sincera eu não sei qual o nome da anestesia que eu tomei! Não sei se foi a tal epidural ou raquidiana. Só sei que não dói NADA e que funciona muito rápido. Eles primeiro anestesiam com uma agulha finíssima o local para que você não sinta a verdadeira agulhada braba! A anestesia local você nem sente, fica geladinho. A agulhada verdadeira só vai dar uma esquentadinha e logo tudo vai começar a formigar, eu gostei da sensação. Lembro que na minha experiência estava bem difícil encontrar o ponto certo pra anestesiar, então o médico ficava roçando a agulha ENORME na minha coluna e eu sentia a raspada nos ossos! Ai você para e pensa: meu Deus, tá me assustando. Creia comigo, eu sou a pessoa mais cagona desse mundão e nem liguei! Era só incômodo aquela sensação sem dor alguma. Depois que ele achou o ponto certo, eles deitaram meu corpo rapidamente. Após a sensação de formigar, sobe um calor e falta de ar. Algumas mulheres enjoam, vomitam. Eu falei logo que tava sem ar e me colocaram no oxigênio. A gente MORRE de medo da anestesia, mas a dor de colocar o soro é bem maior do que a própria! rs

5 - E o que acontece durante - logo após o parto? (para caso de cesáreas)
R: Igualmente ao tópico anterior, farei o relato baseado na minha experiência com a cesárea. Pois bem, durante o parto eles provavelmente farão o uso de uma sonda urinária. Escuto muita reclamação em relação a isso, e não entendo o porque. Quando colocaram a minha sonda eu já estava anestesiada e não senti. E no dia seguinte, quando tiraram eu também não senti. Lembro da enfermeira só pedir pra eu respirar fundo, mas ela foi tão delicada que aquilo realmente não me incomodou nem um pouco. Foi bem rapidinho. A sonda é encaixada diretamente na sua uretra (por onde sai o xixi), pois durante e nem depois do parto você vai poder levantar da cama pra urinar. Logo após o parto depois de costurada e limpinha, eles colocarão um absorvente GIGANTE e te levarão pro quarto. As enfermeiras virão, no máximo 1 hora depois trocar novamente o tal absorvente, que inacreditavelmente terá tanto sangue que você nunca viu na vida. Minha experiência teve uma parte tenebrosa (para uma mãe inexperiente). Na hora da troca do meu absorvente as enfermeiras olharam minha barriga e viram uma bolinha, tipo COMO? Nem eu sei como porque não tinha como ver kk! Daí elas apertaram a minha barriga e pluft, saiu uma bola enorme de sangue, chamada coágulo. Eu sentia sair (mesmo ainda com anestesia), era bem estranho, parecia um órgão! A apertada na barriga deu uma leve doída, mas coisa de segundo mesmo.

Bom minhas amigas, quero lembrar que esse post foi baseado na minha experiência, e em algumas dúvidas que eu tinha a respeito do tema PARTO. Se vocês tiverem alguma dúvida ou sugestão, peço que me enviem  preferencialmente pelo ask.fm (você encontra ao lado direito do visor). A Tia Anna tá aqui pra desvendar os mistérios! haha

Espero que tenham gostado, Beijos, Anna Coutinho.

7 comentários:

  1. Amiga amei o post, e eu tbm só sei coisas de parto cesáreo, pq o meu foi neeh rs'. beijos

    ResponderExcluir
  2. Considerando que cesarea nao seja parto e sim cirurgia de retirada do feto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONSIDERANDO QUE VOCÊ SEJA UMA PESSOA COMPLETAMENTE IGNORANTE! QUER FAZER UM GRANDE FAVOR????? Nunca mais volte aqui pra fazer comentário idiota! Passa longe!

      Excluir
  3. olá,
    Meu parto tb foi cesárea e foi super tranquilo.
    Não cheguei a entrar em trabalho de parto, pois minha cesárea estava marcadinha já.

    Tanto a cesárea quanto o pós-parto foram tranquilos, tirando a dor de não conseguir se mover direito por causa dos pontos... rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Estou com 70% do colo do utero apagado quanto tempo vai levar pra apagar 100%?

    ResponderExcluir
  5. Estou com 70% do colo do utero apagado quanto tempo vai levar pra apagar 100%?

    ResponderExcluir
  6. Olá! Minha situação é muito idêntica! Já perdi o tampão mucoso faz 3 dias e hoje tinha a calcinha molhada, e com receio de ser uma rutura da bolsa, fui ao hospital. Tenho as contrações de treino como as suas, e muitas dores no fundo das costas. Também só tenho 1 dedo de dilatação e o útero praticamente apagado. Amanhã faço novamente ctg. Será que nasce já amanhã? :D já estou de 38 semanas e meia!

    ResponderExcluir